Jornalismo sério ou Manipulação de massas?

Uma nobre profissão de importância estratégica para qualquer sociedade culta, evoluída e livre.

Uma profissão em que a verdade e a isenção são absolutamente essenciais. Sem as quais pura e simplesmente não existe. O que existe terá que ter outro nome, mas nunca jornalismo.

Com o dever de apenas reportar os factos, verdadeiros, sem embelezamentos nem conclusões, sem tomar partidos ou expressar opiniões.
As conclusões e opiniões, essas devem ficar a cargo do público.

O jornalismo tem a importantíssima função de dar ao povo toda a informação por forma a que o povo possa ter uma opinião realmente bem formada e fundamentada do mundo em que vive.
Para meu grande desgosto isto não é o que vejo no meu dia a dia.
Algumas noticias obedecem a esses padrões, e essas acabam por servir para validar todo o restante conteúdo que é empolado, que pode levar a interpretações erradas, sensacionalistas ou completamente manipuladoras da opinião pública.

Relembro aqui que o jornalismo bem feito é uma ferramenta de justiça e supervisão extremamente importante, a verdadeira guardiã da liberdade. O jornalismo tem uma grande responsabilidade neste mundo, honrem-na.
Quando se vendem ou se deixam aliciar pelas opiniões de outros... deixam de ter valor e são uma desonra para a profissão. Infelizmente hoje é o que mais se vê. E sim, nós sabemos que nalguns casos até é pura incompetência mas que noutros casos é puro interesse de alguns (politico ou financeiro ou ambos) e não o interesse do público.

O jornalismo está a tornar-se numa ferramenta ao serviço da opressão e manipulação de opiniões ao invés de ser uma ferramenta promotora desta tão preciosa mas moribunda liberdade pela qual tantos deram as vidas e derramaram sangue para a garantir. Para que fossemos verdadeiramente livres a viver num mundo justo e transparente. Mas o jornalismo está cada vez mais vendido e vergonhoso.
Isso é grave, isso entristece-me.

Não sejam a ferramenta da decepção. Ganhem coragem, Sejam transparentes. Sejam imparciais, façam o vosso trabalho bem feito e os nossos e também os nossos descendentes ainda serão livres.
  • Jornal da noite acabou de iniciar na SIC, como todos os dias por esta hora.
    Mas... A primeira notícia foi sobre um clube Português e o importantíssimo assunto de consequências graves para Portugal foi depois.
Curiosas as prioridades jornalísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas